A Proposta Pedagógica do Mesquita se situa em prover um modelo educacional que invista na qualificação do aluno, tanto em termos técnicos, quanto polÃticos. Isso significa a qualificação para o mercado e a criação de alternativas concretas para micro e pequenos empresários e a gestão de comunidades profissionais alternativas.
O elemento de solução ao problema conjuntural existente é o conhecimento, devendo-se oportunizar seu acesso para construção de soluções que dêem condições de seu domÃnio e exercÃcio.
Essas constatações norteiam nossa ação pedagógica na direção da instrumentalização dos trabalhadores a construÃrem seu conhecimento numa formação flexÃvel, proporcionando um aprendizado contÃnuo, o conhecimento de técnicas na solução de problemas e a possibilidade de alternância na atividade quando for atingido por alguma obsolescência tecnológica em seu trabalho.
A educação que a escola oferece tem por base os princÃpios da democracia e da justiça social, da liberdade de expressão, da solidariedade e do respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, pauta-se no trabalho como fundamento da existência social, dignidade e bem-estar pessoal como fundamento da vida humana.
A nossa educação propõe-se a uma formação técnica competente e uma formação integral crÃtica, questionadora, transformadora e responsabilizadora dos processos e relações sociais.